Avanços e Invenções
A Europa, Estados Unidos, e Japão tiveram um grande desenvolvimento do capitalismo no seculo XIX. Esse desenvolvimento gerou vantagens as industrias e grandes invenções e descobertas importantes para avanços tecnológicos, algumas das descobertas foram: a descoberta de um processo da fabricação do aço( mais resistente e mais fácil de se manusear que o ferro) por Henry Bessemer em 1856, A invenção do dínamo a máquina que produz energia elétrica em 1870, o aproveitamento do uso do petróleo e seus derivados como fonte de energia no motor em combustão interna ( que possibilitou a construção dos primeiros automóveis), o telégrafo criado por samuel morse em 1836 e o telefone panteteado por Alexandre Bell em 1876.
A concentração de capital
A aceleração industrial fez com que a concorrência entre as grandes empresas aumentasse com guerra de preços: mantinha seus preços baixos por certo tempo até seus concorrentes desistirem, e assim as empresas menores diminuiram dando mais espaço no mercado para as empresas mais fortes.
A concentração do capital industrial gerou os holdings, as empresas que controlam complexos industriais a partir da posse da maior parte das ações; os trustes, onde uma empresa compra outra e monopiliza o comércio de determinada mercadoria; os cartéis, as empresas se associam como forma de evitar a concorrência.
Essas empresas tambem fizeram com que os bancos ganhassem cada vez mais importância quando começaram a realizar frequentemente empréstimos a ele ou muitas vezes se juntavam a ele ou se associavam a fim de aumentar seus negócios.
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário